1. Associação Comercial e Empresarial de Santarém

  2. Consulta
  3. Associe-se
Consulta SCPC
SCPC
Home / Notícias /

Aces comemora 73 anos de associativismo econômico no oeste do Pará

01 de Fevereiro de 2018 - 18:18

 

 

Na noite de quarta-feira (31), o auditório Mário Mendes Coimbra foi palco da celebração de 73 anos da Associação Comercial e Empresarial de Santarém – Aces, fundada no dia 14 de janeiro de 1945.

São mais de sete décadas em busca de melhorias nos serviços de energia elétrica, transporte aéreo, telefonia, internet, asfaltamento da BR 163, desenvolvimento turístico e implantação de uma zona industrial.

 

O presidente da Aces, Roberto Branco, afirma que desde a fundação, a Aces pauta suas atividades em busca do desenvolvimento econômico sustentável de Santarém.  “As gestões passadas sempre tiveram o compromisso de lutar pelo desenvolvimento do município e muitas das pautas de décadas anteriores são lutas atuais, como é o caso da energia, que mais uma vez, tem exigido desta entidade a atuação na cobrança e articulação de melhorar a energia elétrica local”, afirmou o presidente.

Presidente da Aces Roberto Branco

A trajetória marcada pelo pioneirismo foi relembrada pelos “Causos Históricos da Aces” contadas pelos ex-presidentes, Ivair Chaves (1999-2000), Renato Dantas (2003-2006) e Marcelo Moura (1992).

Marcelo Moura relembrou quando as reuniões da entidade ocorriam em salas improvisadas “Muita coisa mudou e melhorou. Nossas reuniões aconteciam em uma pequena sala nos fundos deste atual prédio e hoje recebemos nossos associados nessa infraestrutura muito melhor”. Das pautas econômicas, o empresário Ivair Chaves conta sobre os apagões de energia elétrica que ocorriam na década de 90 “Chegamos a passar 16 horas sem energia e a Aces organizou manifesto, interdição do rio Tapajós para chamar atenção do governo do estado”. Dantas relembrou a atuação decisiva para instalação do porto graneleiro em Santarém “Nós apoiamos e articulamos a instalação do porto da Cargill em Santarém, pois entendemos que era preciso verticalizar a economia através de outros setores econômicos”.

 

A partir dos anos 2000, a entidade abriu espaço ainda maior para a participação feminina, com a fundação do Conselho da Mulher Empresária – CME da Aces. Em 2002, a entidade criou o Conselho De Jovens Empresários – Conjove da Aces, com a proposta de aperfeiçoar os jovens empresários no exercício da atividade empresarial e associativa.

Atualmente, a entidade é presidida pelo empresário Roberto Branco, acompanhado das diretorias do Conjove, presidida pelo empresário Márcio Oliviera e diretoria do CME, que tem como presidente a empresária Helena Sant´Anna.

 

 

 

Tags

Deixe seu comentário

Keliane Sousa
Assessoria de Comunicação

ascom@acestapajos.com.br
Telefone:
(93) 99218-3561